-
Arquitetos: Skidmore, Owings & Merrill, Urban Rivers
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dave Burk © SOM
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Wild Mile criará um novo ambiente para o habitat, educação e recreação no rio Chicago. Projetado como um eco-parque flutuante de 17 acres, ele desenvolve uma visão comunitária da ecologia urbana renovada que ajuda a fortalecer a conectividade dos bairros, gerar água mais limpa e promover ecossistemas mais vibrantes.
O projeto está localizado ao longo do lado leste da Ilha de Goose, no Canal da Filial Norte e na Bacia Giratória. Esta área tem sido vista como um tipo de parque ecológico desde a criação do Plano de Área Central de Chicago 2003. Em 2017, Urban Rivers e SOM instalaram um jardim flutuante de 1.500 pés quadrados como um primeiro passo para tornar realidade a visão do Wild Mile. Desde então, o projeto evoluiu para uma colaboração com a cidade de Chicago, O-H Community Partners, Near North Unity Program, Omni Ecosystems, Tetra Tech, d'Escoto, e membros da comunidade local, fornecendo informações centrais para suas metas, objetivos e prioridades.
Aproveitando ao máximo sua proximidade a mais de 40 escolas e instituições acadêmicas, a Wild Mile incorpora uma rica programação educacional e comunitária. Estes incluem uma iniciativa liderada por voluntários e impulsionada pela tecnologia, a River Rangers, que recruta "cientistas cidadãos" para documentar e fornecer relatórios regulares sobre plantas e vida selvagem reintroduzidas.
Quando concluído, o Wild Mile transformará a antiga filial industrializada e humana do rio Chicago ao longo da Ilha de Goose em um parque ecológico que serve às pessoas, à vida selvagem e ao meio ambiente. Com uma série de jardins flutuantes, florestas com passarelas públicas, docas de caiaque e outras comodidades, o projeto foi projetado para restaurar o rio como uma concessão pública.